21 de novembro de 2011

Desabafando um pouco...

Oi Pessoal...

Sei que faz bastante que não postamos nada, mas hoje resolvi passar por aqui pra desabafar um pouco... Este ano foi um ano de muito trabalho, algumas mudanças na nossa vida profissional, mas a nossa meta principal ainda não foi alcançada: receber o nosso tão sonhado visto de residente permanente.

Olha gente, está difícil... a gente tenta esquecer esse processo, dar o nosso melhor por aqui, enfim, seguir a vida em frente... mas a gente não tem como fugir daquilo que nos motivou a entrar com um processo de imigração para viver em um país melhor... a falta de respeito, a falta de educação, a violência, o descaso, os altos impostos que fazem com que os bens de consumo sejam absurdamente mais caros que no exterior... tudo isso está presente no nosso dia-a-dia e não conseguimos deixar de nos perguntar: por que o consulado está demorando tanto pra analisar o nosso processo?? Por que eu ainda tenho que conviver com tudo isto?? A gente passa horas procurando respostas e tentando confortar a nossa angústia... "Deus sabe o momento certo", "nada é por acaso", "tudo tem sua hora", etc... mas em determinados momentos parece que nenhuma explicação conforta e bate o desespero... desespero que estamos sentindo nos últimos dias... Por conta do nosso processo, a gente tem adiado muitos planos... temos receio até de comprar um par de tênis... é serio!! Vai que o consulado pede os exames na semana que vem? Vai ser mais um peso pra colocar na mala pra levar pro Canadá?! Isso é relativamente muito simples, mas imagine planos maiores? A gente simplesmente não segue em frente esperando o consulado se posicionar... ou seja, estamos vivendo sem planos, sem sonhos, e o ser humano é motivado a sonhos!!!! Como podemos continuar vivendo assim?? Algumas pessoas até nos dizem: "não é melhor seguir a vida de vocês aqui? Vocês já têm uma carreira, uma vida estabilizada, etc..." e a resposta é NÃO!!!! Nós não queremos mais viver aqui!!! Essa decisão já está tomada. Uma vez que se toma a decisão de imigrar, sua vida nunca mais será a mesma! Isto porque se você sonha e se planeja pra isso, você quer mudar sua vida! Se você desiste, você vai carregar pro resto da vida a "culpa" por não ter tentado. A gente prefere tentar e errar a não tentar nunca! Nós não queremos chegar aos 50 ou 60 anos e olhar pra trás arrependidos por não ter tentado! A gente quer tentar ser feliz, a gente quer viver, a gente quer sonhar!
Vai completar 1 ano que estivemos juntos na agência dos Correios depositando no envelopão cheio de cópias de documentos todas as nossas esperanças... Naquele dia, a gente acreditou que até a metade de 2011 nós estaríamos com os nossos vistos em mãos e que 1 depois nós já estaríamos no Canadá... Como eu mencionei, este "1 ano depois" está prestes a completar e ainda estamos aqui...

Tentei ligar agora há pouco no consulado pra falar com a Maura, mas simplesmente não consigo. Já tentei inúmeras vezes. Exceto pela carta de confirmação de abertura do processo que recebemos em janeiro, ao longo deste ano só conseguimos respostas por e-mail. Enviamos 2 e-mails e as respostas foram as mesmas em ambos os casos: "Está na fila pra ser analisado. Não temos previsão. Pedimos que aguarde".

Não vejo a hora de começar a ver pipocar pedidos de exames médicos como aconteceu com o pessoal de meados de 2008 que também sofreram com a demora e que em 2010, começaram a sair... Aliás, espero que para nós de final de 2009 e começo de 2010 ocorra o mesmo...

Infelizmente não há nada que possamos fazer a não ser esperar, esperar e esperar... sei de muitos que estão vivendo a mesma situação que a gente, que têm os mesmos sentimentos. O que podemos fazer é confortar uns aos outros e desejar boa sorte a todos.

10 comentários:

  1. Olá... passamos por essa ansiedade e graças a Deus estamos no Canadá há quase 2 anos!!! Tudo dará certo e muito em breve estarão ainda + felizes nas Terras do Norte! :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras de conforto! Estamos tentando nos manter confiantes de que tudo dará certo!! Abraços..

    ResponderExcluir
  3. Renata e Anderson

    Estou muito decepcionada com o consulado que tem deixado tanta gente como vcs desamparados, sem ao menos uma resposta, satisfação. Isso é um absurdo, ainda mais que vcs nao estao no processo de graça, pagaram taxas. Enfim
    Entendo demais seu desespero e tb a situação que vcs ficam nao comprando nem um par de tenis pq podem estar gastando a toa ne?

    O que eu posso dizer é que persistam, mesmo. Não deixe essa demora toda fazer com que vcs desistam de virem pra ca quando o visto sair. Vale a pena! Demais!
    E tb vivam o presente, o maximo que puderem, pq o tempo passa muito rapido. Comprem o par de tenis e aproveitem a vida enquanto a resposta final nao sai.

    Muita força pra vcs

    Bjs
    Silvia

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia!
    Temos acompanhado o blog de vocês porque realmente nos motiva muito a continuar acreditando! Estamos muito felizes por saber que vocês estão gostando e que tudo está valendo a pena!
    Muito obrigada pelas palavras de apoio. Ultimamente estamos precisando de conforto, porque estamos realmente cansados de esperar e sonhar sem perspectiva...
    Bjs e muuuita boa sorte sempre pra vocês aí!
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Oi amigos, se depender de torcida vcs vão chegar rapidinho no Canada, estamos torcendo por vcs, espero que tenham noticias até o fim do ano, quem sabe papai noel não traz na sacola né?!
    Fiquem firmes, tem muita gente no mesmo barco junto com vcs!
    Vamos manter contato para não desanimar!!!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelas palavras de apoio!! Estamos acompanhando o blog de vocês e torcendo para que tudo dê certo também!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ola .
    Meu nome e Giovane e moro aqui em Vancouver ha quase tres anos.
    Entendo perfeitamente a ansiedade de voces e, sei que nao serve de consolo mas eu imigrei(contra a minha vontade) porque minha esposa insistiu, teimou, enfim encheu a paciencia. Eu sou da area academica , com uma carreira consolidada na area de analise de dados em diversos campos e professor universitario com mais de 25 anos de experiencia. Carioca, surfista(ou tentava), viciado em volley de praia, e apaixonado por sol. Meu apartamento ficava a 500 metros da praia, enfim uma qualidade de vida(?) e tanto.Quando cheguei aqui minha cor chamava tanta atencao naquela nevasca que todo mundo me olhava e perguntava: "De onde vc vem?" Quando eu dizia que era do Rio, alguns me perguntavam o que eu estava fazendo aqui. E, sempre que minha mulher estava por perto ela respondia na frente: "Veio para ser respeitado profissionalmente, veio para diminuir a Sindrome do panico, veio para reaprender a dizer desculpe(vancouver e viciada em Sorry), .......e disparava a metralhadora. O Canada nao e perfeito, nao existe um lugar perfeito , mas e legal e , para aqueles que criticam os que imigram,,,,,,bem todos nos temos o direito de viver aonde bem quisermos.
    Pela minha experiencia profissional da para perceber que nao sou jovem, imigrei com 47 anos. Nao tem sido facil, mas ja redesenhei minha vida profissional, afastei a depressao inicial e hoje ate gosto da chuva gelada no meu rosto.
    Voces vao conseguir, tentem ficar calmos, e, em vez de sentirem que estao parados vao providenciando algumas coisas que podem ser importantes. Por exemplo, o reconhecimento dos diplomas de vcs. Nao precisam estar aqui para fazer isso. Se tivesse algum problema maior no processo ja teriam sido retirados nas primeiras peneiras.(nao sei se mudou muito o processo).
    E para anima-los posso garantir que a area de trabalho de vcs e muuuito boa aqui no Canada. Conheco um carioca que em seis meses arrumou um emprego numa empresa americana aqui em Vancouver.
    Estudem Ingles ou Frances, idioma fluente , emprego decente.
    Se precisarem de alguma coisa daqui de vancouver e so falar.
    giovanevancouver@gmail.com
    Fiquem bem, fiquem calmos.
    Giovane

    ResponderExcluir
  8. Fiz um comentario e nao foi publicado. Peco desculpas se escrevi algo mal interpretado. Minha intencao foi ajudar e coloca-los pra cima.
    Boa sorte
    Giovane

    ResponderExcluir
  9. Ola Giovane,
    Muito obrigado pela força!!
    Não haviamos publicado seu comentario por que no momento que vc mandou estavamos no trabalho e qdo chegamos em casa saimos um pouco para aproveitar a sexta-feira. Mas suas dicas ajudaram muito sim! :)
    Estamos focando muito nos idiomas sim e graças a Deus não precismos da equivalencia de diploma. Nós vemos como o pessoal que precisa fazer isso sofre com esse processo.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi amigos, enviamos a sol pra add, ok?
    Hoje tivemos um dia inusitado aqui....

    ResponderExcluir