24 de setembro de 2012

Conhecendo bem aonde estamos pisando

Olá Pessoal,

Quando tomamos a decisão de imigrar realmente passamos por um turbilhão de transformações em nossas vidas. Muitas destas transformações são baseadas nas informações que recebemos e que precisamos receber para que nosso estabelecimento no lugar que desejamos morar seja feito da forma menos traumática possível.
Pois bem, no último encontro do grupo de imigração que tivemos em São Paulo surgiu o assunto de quais bairros seriam melhores para morar e quais os riscos em se alugar/comprar um apartamento ou casa em Toronto. Conversando com o pessoal mencionei que eu já havia feito uma busca neste sentido e que possuía um levantamento interessante sobre as regiões de Toronto e alguns dos cuidados que devemos ter ao negociar nossa moradia em terras Torontonianas.
Como alguns se mostraram interessados vou descrever aqui o resultado da pesquisa.

Toronto Income Analysis in CAD$

A GTA (para os que ainda não se familiarizaram com a sigla Great Toronto Area) é uma área composta de 44 wards distribuídas pelos distritos da cidade. Isto quer dizer que por exemplo um distrito como Scarborough pode ter mais de uma ward. Cada uma destas wards está qualificada em relação a alguns fatores, dentre eles renda média dos ocupantes da região, taxa de criminalidade, índices de homicídios, etc.
A escolha de uma das wards para se morar pode depender de vários fatores.
Para meu estudo  tomei por base a renda média de toda a GTA (CAD$ 52.822,00) e a confrontei com a renda média declarada de cada uma das 44 wards.
Esta listagem pode ser obtida a partir do seguinte site:

Interactive City of  Toronto Homicides and Gang Activity 2008-2012

Este site trata de outro assunto importante, a criminalidade crescente em Toronto, que pretendo abordar mais a frente em outro post.
Pois bem, com estes números em mãos montei uma planilha que apresenta a disparidade de renda de algumas regiões em relação a renda média de toda a GTA:



A figura acima mostra bem o que descrevemos no início. O exemplo de Scarborough não foi por acaso: ela sozinha possui 10 wards e pode-se notar uma certa disparidade de renda mesmo neste distrito específico de Toronto com algumas wards possuindo renda de CAD$ 23.340,00 (Scarborough East - 44) acima da média de Toronto e outras com renda de CAD$ -10.179,00 (Scarborough Southwest - 35) abaixo da média.
Portanto pessoal quando falarmos de regiões para moradia em Toronto precisamos tomar muito este cuidado. Estigmatizar uma região toda por conta de uma ward específica que mantém índices de renda baixos em relação a GTA é fazer uma análise superficial em relação ao todo e pode, obviamente, mascarar a realidade de uma ou outra região da GTA.
Este estudo tem como objetivo posicionar quais wards, em termos de renda, são mais interessantes para iniciarmos nossa nova vida. Cabe a nós analisar cada uma delas e decidir qual estaria mais alinhada com o fator financeiro e a posição social de cada um. :)
Para quem quiser fazer uma relação dos índices de renda com o preço médio as casas na GTA existe um site muito interessante neste link.

2 comentários:

  1. Oi, achei incrivel sua pesquisa!
    Estão de Parabéns!
    Quando tivemos que escolher fizemos algo parecido mas não tão científico! rsrsrsr
    Vcs já pensaram na região de Mississauga e Oakville? Nao sei se vcs sabem mas nestas duas cidades fica o job belt da GTA!
    A maioria das grandes empresas nao fica localizada em TO, mas nas regiões adjacentes!
    Morando em Toronto e trabalhando fora de Toronto a coisa pode ficar meio complicada!
    Fica a dica!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Turma!
      Obrigada!! Essa pesquisa foi feita pelo marido... Foi ele quem pesquisou e achou legal colocar aqui pra todos conhecerem.
      A gente não vai morar em Toronto City em princípio e estamos pensando mesmo em nos estabelecer pelas cidades adjacentes... Valeu pela dica das regiões de Mississauga e Oakville! Como nós temos um lugar pra ficar na região de Ajax, em princípio iremos pra "Zona Leste" da GTA.. rsrs.. e depois vamos ver onde vamos nos estabelecer realmente.. quem sabe não seremos vizinhas?? rsrs...
      Um grande abraço pra vocês!

      Excluir