17 de outubro de 2013

Busca pelo primeiro emprego!

Realmente esta é uma das etapas mais difíceis pra quem está recomeçando a vida em um lugar novo! Como muitos já sabem, somos ambos da área de TI e felizmente esta é uma área que não requer nenhum tipo de revalidação de diploma. É basicamente chegar e trabalhar! E com essa linha de pensamento é que depois de 1 semana de Canadá iniciamos em um novo emprego: procurar trabalho! Isso mesmo, a busca por um emprego no Canadá é um trabalho, porque temos que nos preocupar com tantos detalhes pra mandar um currículo que a gente passa horas em frente ao computador!

Nossas principais fontes de busca foram os sites de empregos mais conhecidos do Canadá, mas vou relaciona-los no próximo post com as dicas pra conseguir o primeiro emprego baseadas na nossa experiência e com foco em TI!

Ainda na primeira semana, fomos também a um dos locais que oferecem Employment Services do governo de Ontario. Nestes locais a gente se cadastra e recebe orientações sobre como elaborar o currículo, onde e como procurar emprego, como se portar em uma entrevista, orientações para uma segunda carreira, etc. Nós pegamos todas as informações através do site abaixo. Aliás, este site tem várias informações úteis para quem está começando a vida em Ontario:

http://www.settlement.org/

Na verdade já havíamos iniciado esse processo de envio de currículos ainda do Brasil. Posso dizer que o marido foi quem mais fez isso e foi muito bom porque ele já veio com alguns contatos que renderam entrevistas, mas não o emprego! rs.

Desde que chegamos o marido recebeu ligações de consultorias de recrutamento e empresas quase que diariamente. Eram contatos novos e retornos de ligações anteriores. Para mim já foi menos movimentado e eu recebia em média 1 ligação por semana. Acho que é porque o marido atua em uma área mais específica em que é difícil encontrar profissional. Ele é Arquiteto de Soluções. No meu caso, sou da área de infraestrutura / administração de sistemas, que já tem mais profissional.

Eu disparei currículo pra diversas vagas, especialmente pra suporte de usuário e rede, pois julguei que seria mais fácil pra um imigrante recém-chegado conseguir uma oportunidade com suporte. Para minha felicidade, engano meu! Recebi 3 ligações nas 3 primeiras semanas e alguns contatos por e-mail. A 3a empresa que fiz entrevista ficava distante de Oshawa (onde estávamos morando temporariamente), mas é claro que estávamos dispostos a nos mudar para qualquer lugar próximo de onde tivéssemos um emprego! Passei pela primeira e pela segunda entrevista. Na terceira, fiz entrevista com o CEO da empresa. Depois de algumas perguntas, ele parou, olhou pra mim e disse: "so, when do you start?". Quase tive um treco!!! Emocionada e trêmula respondi: "when you want!". Então ele chamou a pessoa do RH que me apresentou a proposta de trabalho... posição permanente, full time, salário acima do que eu esperava para um primeiro emprego e pra fazer exatamente o que eu fazia no Brasil! Eu só não tenho o mesmo título porque no Brasil eu era supervisora e aqui eles me contrataram como IT Systems Administrator... mas isso é o que menos importa!!! O importante é que eu fui abençoada com um emprego em 1,5 mês e com o bônus de não ter dado um passo atrás na carreira!

No processo desta empresa, ao contrário de tudo o que já tinham me falado, absolutamente nada me foi pedido pra comprovar o que estava no meu currículo! Nem referências, nem diplomas, nem testes, nada!!!! Foi totalmente na confiança! Eu juro que não sei como isso aconteceu... na verdade sei... É o nosso bondoso Deus olhando por nós... Sabe quando a gente tem a sensação de que estava na hora certa, no lugar certo?? Pois é... e outra coisa que eu achei que teve um peso ao me escolherem: eu percebi que o fato de eu ser uma recém-chegada contou positivamente (e não negativamente como na maioria dos casos!). Tenho a impressão de que eles admiraram a minha coragem de deixar meu país com uma vida estabelecida pra buscar um sonho em um lugar tão longe e diferente!

Já com o marido o processo foi diferente. Ele fez diversas entrevistas (não sei nem dizer quantas!), mas ele acabou por conseguir emprego 3 semanas depois de mim e na primeira empresa onde ele fez entrevista! rs.. No caso dele, o processo seletivo foi super demorado. Levou 2 meses porque a empresa fez contato com TODAS as referências que ele passou, pediu cópia e tradução de todos os diplomas e ainda pediu para ele traduzir as cartas de referência que ele tinha. Foi um processo extremamente chato, mas que no fim também deu certo.

No final das contas hoje trabalho em Mississauga e ele trabalha próximo a Waterloo. Ele tem que dirigir mais de 80km pra ir pro trabalho e a mesma distância pra voltar... Eu vou pro trabalho de carona com ele e volto de ônibus. Infelizmente não há transporte público acessível pra ele na região onde ele trabalha, por isso ele vai de carro.

Muitas pessoas acham que estamos no Canadá há mais tempo porque já temos emprego e quando falávamos que tínhamos apenas 3, 4 ou 5 meses, as pessoas nos olhavam espantadas e perguntavam (na verdade ainda nos olham!): "e vocês já estão trabalhando??". Chegamos com uma neura tão grande de conseguir emprego que naquele momento não nos demos conta da benção divina que estávamos recebendo... Hoje, depois de conversar com várias pessoas e ouvir várias histórias, a gente tem plena ciência de que só temos a agradecer... e muito!!!

Obrigada Senhor meu Deus por tudo!!!

3 comentários:

  1. Hehe... acabei de fazer um post de thanksgiving.... hehehehe.... tbm agradecendo! rs Olha a coincidência!
    Sim, temos que agradecer. Temos que saber valorizar as coisas que temos ao invés de desejar as outras que não temos. Isso nos ajuda a ficar bem, a manter a esperança e aguentar o tranco!!
    Força na peruca, né? rs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que bom isso! Parabéns aos dois pelos empregos! Espero que quando chegar a minha vez tenhamos a sorte de conseguir emprego tão rapido! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Dan e Jo,
    O blog está completamente abandonado.. rs.. mas posso tentar ajudar com as dúvidas que tiverem... Meu email é returning.beaver@gmail.com.
    Abraços,
    Renata

    ResponderExcluir