24 de setembro de 2012

Toronto Housing Community TCHCs


Óbvio que o fator financeiro conta, até para mantermos uma certa equalização com os padrões de vida que temos aqui no Brasil mas isto não é tudo.
Afinidade com a vizinhança e qualidade do imóvel versus o valor pago pelo mesmo são alguns dos fatores que influenciam no momento de uma compra ou aluguel.
Mas um alerta importante pra quem está chegando são os Community Housings de Toronto.
Os Community Housings são condomínios de baixa renda construídos pela prefeitura de Toronto e "gerenciados" pela TCHC (Toronto Community Housing Corporation) que dá nome aos prédios em Toronto como os TCHCs.
Quando escrevo que são gerenciados entre aspas vou explicar a razão.

Toronto Community Housing Corporation

Toronto Housing

Um pouco de história: os TCHCs tem origem nos anos 50 nos antigos MTHA (Metropolitan Toronto Housing Authority) que tinham como objetivo tirar das ruas e de debaixo das pontes e viadutos todos os pobres e moradores de rua afim de apresentar uma visão mais "agradável" da cidade de Toronto.
Pois bem com uma intenção destas não me espanta o programa ter chegado ao ponto que chegou.
Foram construídos prédios com muitos andares (conhecidos em Toronto como high-rise apartments) com o intuito de abrigar todo esse pessoal juntamente com os recém chegados imigrantes com baixa renda.
No entanto com o passar do tempo a pequena receita obtida com os tenants (inquilinos) versus os custos de manutenção dos edifícios mostrou-se uma conta totalmente desbalanceada levando o programa a ficar abandonado bem como os TCHCs. Hoje são conhecidos como pontos de falta de higiene, de segurança, de formação de gangs e de tráfico de drogas.
Para quem já teve a curiosidade de saber estes são os famosos Ghettos de Toronto e em geral são formados por imigrantes do leste asiático, vietnamitas, jamaicanos, haitianos dentre outros que alegam não terem encontrado oportunidades de trabalho em Toronto.
Pode-se achar uma série de vídeos no YouTube a respeito da situação lastimável em que se encontram os atuais TCHCs mas resolvi postar dois aqui que particularmente me chamaram a atenção:


 
Housing Hell - Parte 1

 
Housing Hell - Parte 2


Mas nem tudo são notícias ruins. A prefeitura de Toronto junto ao TCHC está criando um programa de revitalização destas áreas, se iniciando pelo Regent Park, prevendo uma maior socialização das pessoas que moram nessas regiões e possibilitando uma interação maior com as demais áreas da cidade.
Vai dar certo? Particularmente não sei. Só sei que, com os impostos pagos pelos moradores, está se fazendo algo e isto já é um bom recomeço.

Regent Park - Revitalization

2 comentários:

  1. Oi! Eu e minha família estamos de mudança pro canadá...estou buscando blogs sobre o assunto pra fazer amizade e pra buscar informações sobre esse processo.
    Nós fomos a Curitiba fazer o exame médico. Vou ir postando cada detalhe da nossa mudança no blog...
    Meu blog é www.mamaenadia.com, e vou postando as coisas do Canadá no meu outro blog www.asosmamaenadia.com, passa lá!
    Vamos nos falando...vou sempre passar por aqui pra acompanhar seu blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Prazer em conhece-los! É sempre bom fazer amizades com o pessoal que também está imigrando... Se vcs já fizeram os exames, então os vistos estão a caminho!! Esse processo nos deixa muito ansiosos, mas cada progresso é uma emoção!
      Para qual cidade estão indo? Vi as fotos do lugar no seu blog, mas não consegui identificar o lugar... Bjs! Renata

      Excluir